Notícias
De 3 a 7 de maio decorre a Feira de Artesanato, de 5 a 7 de maio a Feira das Cantarinhas que, juntas trazem mais de 400 feirantes e expositores a Bragança. A par da vertente das vendas a organização aposta na animação e na integração de outros eventos paralelos que garantem quase três semanas de dinamização social, lúdica e económica na cidade.
As atividades que integram o vasto programa da Feira das Cantarinhas arrancam já nos dias 28, 29 e 30 de abril, com a realização da 2ª edição da prova de Trial 4x4 Heat of the Mountain, uma iniciativa desportiva que acontece em São Pedro de Sarracenos, organizada pela Associação TT Sem Limites Bragança.
A Feira de Artesanato, que este ano conta com perto de 70 expositores que vão trabalhar ao vivo, decorre na Praça Camões, abre no dia 3 de maio às 17h00 e mantém-se até 7 de maio, domingo. Esta Feira já conta 35 edições e é vista por residentes e visitantes como um espaço fundamental no cartaz das Cantarinhas. Para além dos expositores, a Praça Camões recebe diariamente grupos de música, que partilham alegria e animação, transformando o evento numa verdadeira festa. A animação nestes dias é garantida com grupos de música popular, bandas e também com as Tunas Académicas, envolvendo desta forma a comunidade estudantil na vida e nas tradições da cidade.
A Feira das Cantarinhas realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de maio. São três dias de enorme dinâmica social e económica, que envolve os feirantes e também o comércio local, os residentes e os visitantes, os restaurantes, a hotelaria e muitos outros setores de atividade.
Por acontecer ao fim-de-semana, as Cantarinhas são também momento de regresso a casa para muitos filhos da terra, que por razões profissionais ou pessoais, não residem habitualmente em Bragança. Dita a tradição que, ano após ano, se deve oferecer uma cantarinha a quem se quer bem, por essa razão as cantarinhas são as rainhas da festa, vão estar à venda na Praça da Sé, ponto de cruzamento entre a Feira Tradicional e a Feira de Artesanato.
Desde o dia 22 abril e até 14 de maio também o Parque do Eixo Atlântico se anima com o programa das Cantarinhas, onde foi montando um verdadeiro parque de diversões, para miúdos e graúdos. A não esquecer as roulottes com farturas, churros, algodão doce, pipocas, carros-quentes, hambúrgueres e muito mais.
Por fim, e a encerrar o programa das festividades, no dia 14 de maio, domingo, decorre a 2ª Meia Maratona das Cantarinhas, organizada pelo Ginásio Clube de Bragança.
Feira dos Stocks do Comércio Local
Ainda que não integre oficialmente o programa da Feira das Cantarinhas, a Feira dos Stocks do Comércio Local, que se realiza nos dias 13 e 14 de maio, resultou da ideia de rentabilizar os stands colocados na Praça Camões para a Feira de Artesanato, ao mesmo tempo que se cria uma oportunidade de negócio para os comerciantes locais.
A ideia agradou aos comerciantes locais, estando inscritos cerca de 50 empresários, de diversas áreas de atividade, nomeadamente, vestuário, calçado, livrarias e papelarias, agências de viagens, centros estéticos, cosmética e muito mais.
No dia 13, sábado, a feira abre às 15h00 e encerra às 24h00, contando com animação noturna a cargo de um grupo de DJ’s.
No dia 14, domingo, a feira está aberta das 10h00 às 18h00.