Notícias
Se dúvidas houvesse a Semana Gastronómica do Bacalhau, em Bragança, veio confirmar que na Semana Santa os clientes da restauração foram, essencialmente, espanhóis e comem bacalhau.
Na cidade ou na periferia, os restaurantes que aderiram à 4ª edição da Semana Gastronómica do Bacalhau manifestam grande satisfação com a procura e, particularmente com a demanda do “Bacalhau à Bragança”. “Fosse porque já conheciam ou pelo cartaz com a foto do Bacalhau à Bragança que tínhamos à porta, a verdade é que mais de 90% do bacalhau que vendemos, e foi muito, era Bacalhau à Bragança”, refere Rosa Pires, proprietária de um restaurante no centro da cidade que pelo quarto ano consecutivo aderiu à Semana Gastronómica do Bacalhau. “Este ano, mantendo a receita, alteramos a apresentação e enchia mais o olho, e isso pode ter contribuído para o aumento da procura”, continua.
Tânia Fernandes participou neste evento gastronómico pela primeira vez e estava igualmente satisfeita. “Muita gente já pedia Bacalhau à Bragança, nós também sugeríamos e foi um prato que vendeu muito bem. As pessoas gostavam muito”, acrescenta.
Fora do centro da cidade, Paulo Gomes, participante também desde o lançamento da iniciativa, refere que teve “casa cheia”, aliás na segunda-feira de Páscoa, já depois da Semana Gastronómica ter encerrado, ainda teve muita procura. “Os clientes são sobretudo espanhóis e o objetivo que se pretendia que era trazer gente a comer à cidade foi conseguido”, afirma.
Sílvia Maduro, também fora da zona central, também se estreou este ano na Semana Gastronómica do Bacalhau. Seguindo a receita usou a criatividade para trabalhar a apresentação do prato e conseguiu vender muito. “Saiu muito bem, muito bem, e os clientes gostavam muito”, referiu.
A maioria dos restaurantes que participam deste a primeira edição mantêm o “Bacalhau à Bragança” na ementa o ano todo e alguns referem que têm “grupos de espanhóis que vêm ao longo do ano várias vezes só para comer este prato”.
A 4ª edição da Semana Gastronómica do Bacalhau, em Bragança, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), decorreu de 11 a 19 de abril e este ano, pela primeira vez, integrou o programa da Semana Santa, promovida e organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança, com o apoio do Município de Bragança.
Os proprietários dos restaurantes referem que Bragança já se afirmou “como destino para comer bom bacalhau” e, nalguns casos, os pratos que tinham como base este produto representaram 90% das vendas em toda a semana.
A procura do “Bacalhau à Bragança”, em relação às edições anteriores, aumentou exponencialmente o que confirma que o prato começa a ganhar adeptos, por ser extremamente saboroso.
Todos os restaurantes têm diversos pratos de bacalhau nas respetivas ementas, a ideia de lançar o “Bacalhau à Bragança”, recriando uma receita comum, tem a ver com a procura de uma referência diferenciadora, muito ligada à própria identidade do território.