Passar para o conteúdo principal
Notícias
05/06/2024



Participam nesta iniciativa de Internacionalização do Interior a Embaixada da China e as Câmaras de Indústria e Comércio dos Estados Unidos, China e Espanha que durante dois dias vão estar em Trás-Os-Montes em contacto com os empresários locais. 

Os destinatários são as micro e pequenas empresas do interior do país que nestes “Ciclos de Apoio ao Empresário” podem abrir horizontes, encontrar novas oportunidades e canais de comercialização, novas parcerias e, também, perceber como alcançar estes objetivos. Na génese desta ideia está a empresa MB-UP uma consultora na área da gestão e qualidade empresarial, que juntou, no mesmo desígnio, a Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark, a Associação empresarial de Bragança – NERBA, e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), que juntas integram a comissão de organização. “Criamos aqui uma equipa interessante, conseguimos chegar a um universo heterogéneo de empresas e, assim, mais facilmente alcançar o propósito de promover o desenvolvimento da região através da economia”, explica Mário Borges, CEO da MB-UP. 

Este que é o II Ciclo de Apoio ao Empresário, tem como anfitrião o NERBA, em cujas instalações decorre no dia 20 de junho uma conferência que conta com a participação de diversos especialistas em Internacionalização, que aqui vêm partilhar o seu conhecimento e experiência, com as empresas locais. Estão também presentes a comitiva da Embaixada da China e representantes das Câmaras de Indústria e Comércio dos Estados Unidos, China e Espanha. “Falamos das Câmaras de Comércio das duas maiores economias mundiais, Estados Unidos e China, e de uma terceira que convidamos pela proximidade”, explica. O objetivo destas comitivas é estreitar laços, encontrar parceiros, produtos e serviços, que possam resultar no desenvolvimento de novos negócios. “Quando falamos de economias desta escala não queremos assustar o pequeno empresário local, queremos-lhe mostrar que daqui podem resultar consórcios, podem agrupar-se empresas até de diferentes setores, e admitir a possibilidade de entrar em mercados que sozinhos, provavelmente, não consegue”, argumenta. 

Para as Associações envolvidas, Brigantia EcoPark, NERBA e ACISB, o objetivo é claro, ajudar a abrir caminho para o sucesso das empresas suas associadas e contribuir para a criação de novas dinâmicas económicas no território. No espaço da conferência há ainda lugar para algumas empresas locais se mostrarem, quer na própria conferência, com breves apresentações, quer no espaço de networking que vai funcionar no NERBA. 

A conferência, com inscrição obrigatória, mas gratuita, está aberta a todos os potenciais interessados. À noite, os empresários que assim o entenderem, mediante inscrição prévia, podem participar num jantar de trabalho com os representantes das referidas comitivas. E porque a ideia é sempre descentralizar, mesmo dentro do interior, no dia 21 junta-se ao evento o município de Alfândega da Fé, através de diversas entidades locais. 

A comitiva vai visitar algumas empresas naquele município e, também, reunir com os empresários que assim o entenderem. 

O Ciclo de Apoio ao Empresário conta com o apoio de diversas entidades e tem como média partners o Jornal Nordeste, Mensageiro de Bragança e Rádio Brigantia.