Passar para o conteúdo principal
Notícias
09/05/2022



ACISB cria imagem mais atrativa, moderna, adaptável às Novas Tecnologias da Comunicação, sem ferir os princípios e os valores que têm regido a ação desta associação.

A nova imagem foi aprovada por unanimidade na última Assembleia Geral da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).

No ano em que a associação assinala 120 anos de existência, a Direção entendeu que era oportuno criar uma nova imagem, que vá ao encontro da atual dinâmica, social e económica, que a ACISB imprime na cidade e, especialmente, junto dos seus associados.

O novo logotipo, base de toda a identidade corporativa, possui um design mais moderno e atrativo, com cores mais sóbrias e adaptáveis aos diferentes contextos e ferramentas de que a ACISB necessita para comunicar. Mas, o mais importante, é que mantém os elementos base que refletem os princípios e valores que estiveram na missão da associação, nos últimos 20 anos. 

A esfera armilar, que consta na Bandeira de Portugal, que é uma ferramenta astrológica que consiste em uma representação esférica do universo. O instrumento funciona como uma espécie de bússola e foi de extrema importância no período das Grandes Navegações (século XV ao século XVII) e virou um símbolo dos descobrimentos portugueses da época.

A Janela da Domus, é o elemento local escolhido por fazer referência direta a um dos monumentos mais importantes da cidade, com uma referência histórica muito importante, uma fez que era lugar de reunião dos “homens-bons”, lugar de decisões públicas.

A balança, neste caso associada ao comércio local, nomeadamente às antigas mercearias, que representa equilíbrio, ponderação, critério e justiça.

O B de Bragança, numa clara alusão à área de abrangência e atuação da ACISB.

O Homem, figura abstrata que representa as pessoas, a comunidade, mas também os próprios comerciantes. As relações comerciais acontecem entre pessoas, este símbolo fala também de respeito, da humanização dos serviços, da valorização dos recursos humanos.

Todos estes elementos, no seu conjunto, representam uma imagem de uma Associação que valoriza os comerciantes e comunidade, que se orgulha do seu território, que defende o comércio local, que valoriza a história da cidade e do país. Uma Associação que quer continuar a fazer parte integrante das forças vivas da cidade, que quer caminhar lado a lado com o comércio, serviços e industria locais e que reconhece que, sendo a entidade representativa de todos estes setores de atividade, tem a responsabilidade de projetar uma imagem positiva, dinâmica e que honre e orgulhe os seus associados.

Esta nova imagem vai ser adotada como Identidade Corporativa oficial da ACISB  já a partir de hoje.