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ACISB integra projeto “Ao Património de Bike”
Agrupamento de Escolas Miguel Torga leva alunos de bicicleta ao encontro da arte na rua.
A escola sai à rua e leva os alunos, de bicicleta, a visitar pontos de interesse artístico em diversos locais da cidade de Bragança, onde vão acontecer aulas de diferentes disciplinas.
O projeto enquadra-se no Plano Nacional das Artes, no âmbito do qual o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, de Bragança, organiza o seu Projeto Cultural. O Agrupamento decidiu desenvolver uma iniciativa inédita, fomentando a aprendizagem de diferentes matérias num cenário artístico real, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade ambiental, incentivando os alunos a fazer as suas deslocações de bicicleta.
A 1.ª saída aconteceu hoje, dia 20 de outubro, dia de lançamento do projeto “Ao Património de Bike”.
Os alunos do 7.º ano são os primeiros a fazer o peculiar circuito, deslocando-se de bicicleta de aula em aula e de mochila às costas.
Partem da escola às 9:30 h em direção à Rotunda “dos burros”, um elemento escultórico da cidade que faz referência à importância que outrora tiveram aqueles animais no transporte de produtos agrícolas das aldeias para a cidade. Nesta primeira paragem, é tempo de abrir os cadernos para tomar nota da primeira aula, que vai ser de Geografia.
Seguem para a rotunda dos “Caretos”, mais um elemento artístico que faz alusão às máscaras associadas às festas de inverno e, neste espaço, um artesão do concelho vai falar da importância e do simbolismo deste elemento cultural, enquadrando-se esta apresentação nas aulas de Línguas Estrangeiras (Espanhol e Francês).
A aula seguinte junta as disciplinas de História e Cidadania e acontece na Rotunda onde se encontra um monumento alusivo à Liberdade, que será o espaço adequado para falar da importância do 25 de Abril e dar lugar à poesia.
É tempo de pegar novamente na bicicleta, cruzar a cidade até chegar à Rotunda da Cantarinha, onde um outro artesão vai apoiar a aula de Ciências Naturais, juntando aqui o processo de produção da cantarinha com a matéria prima que é usada no seu fabrico, nomeadamente barro e terra, conhecida como “grosso”.
Os alunos voltam a pedalar, passando pelos azulejos do Loreto e o Conservatório de Dança e de Música, até chegarem à Praça Camões e, de seguida, à Igreja de São Vicente, com partilha de contos. Em cada paragem, uma nova aprendizagem e uma nova modalidade artística.
Esta atividade é apadrinhada por Ricardo Vilela (ciclista profissional do FCP, que representou a Seleção Nacional de Estrada, 2.º classificado no Prémio JN deste ano) e Vítor Carvalho (ciclista da EFAPEL e vice-campeão nacional de ciclismo adaptado), que vão acompanhar os alunos neste primeiro circuito, e conta com o apoio de diversas entidades locais, nomeadamente a PSP, a GNR, os Bombeiros Voluntários, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), a CMB, entre outras.
Os alunos do 7.º ano são os primeiros a experimentar esta dinâmica, mas o programa prevê que todos os alunos do AE Miguel Torga de Bragança desenvolvam a atividade.
Se as aulas de Artes pretendem, acima de tudo, desenvolver a criatividade dos alunos, esta é também uma forma original e criativa de conhecer o património, valorizar a cidade, promover a sustentabilidade e criar novas abordagens de ensino, valorizando a ação cooperativa e projetos transversais, ao mesmo tempo que se garante o contacto com diferentes tipos de arte aos alunos.