Passar para o conteúdo principal
Notícias
07/09/2020



A ACISB – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, entidade acreditada pela DGERT (Processo de certificação nº C 1296), avança com cursos de formação modular certificada que respondam às necessidades atuais das entidades empregadoras e seus colaboradores.

A pandemia da doença COVID-19 alterou as rotinas diárias, obrigou à adoção de medidas com o objetivo de travar os contágios, alterou os métodos de trabalho e tudo isto aconteceu sem que existisse uma preparação inicial para que as respostas pudessem acontecer de forma informada e adequada.

As entidades empregadoras e, principalmente, os empresários continuam a lidar diariamente com novos reptos, muitas vezes sem certezas se as medidas que adotam são as mais adequadas para garantir os objetivos de prevenção e, simultaneamente, minimizar os impactos negativos para os respetivos negócios e rentabilizar os recursos humanos, ainda que em modalidade de trabalho.

O primeiro curso a avançar é “Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas”. Este curso pretende atribuir aos responsáveis pelas entidades e seus colaboradores novas competências para que possam compreender a importância das diretrizes nacionais e internacionais, implementar medidas e comportamentos de mitigação da pandemia, traçar e implementar planos de contingência para proteção dos colaboradores, fornecedores e clientes. Esta formação tem uma importante componente de formação em legislação para capacitar os responsáveis para o cumprimento das orientações e diretrizes que emanam das entidades estatais competentes.

O curso de formação em “Teletrabalho” capacita empregadores e empregados para, por exemplo, as regras, direitos e obrigações de cada parte, atribui competências para a criação de um ambiente de trabalho remoto, onde é importante acautelar as regras de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais. Conta também com módulos de planeamento e gestão de tempo para que seja possível organizar da melhor forma o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Estes dois cursos gratuitos são ministrados por especialistas altamente qualificados em cada uma das temáticas, podendo ser à distância ou presenciais, em horário laboral ou pós-laboral.

São cursos de Nível IV, que podem ser frequentados por ativos com escolaridade superior ao 9º ano.

Em simultâneo, para trabalhadores com menos do 9º ano de escolaridade, a ACISB promove um curso de formação em “Literacia digital”, que tem como objetivo dotar os formandos de competências básicas na utilização do computador, navegar na internet e saber interagir com diversas plataformas digitais em condições de segurança, protegendo a identidade, privacidade e os dados pessoais em ambientes digitais.

Recordamos está a decorrer a iniciativa “SMAL - Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias”, uma “INICIATIVA NACIONAL EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS“. Um projeto que se afirma como um elo nacional que visa sensibilizar a Comunidade Portuguesa para a problemática das baixas literacias digitais, leitura, numeracia e da fraca mobilização cultural, ao qual a ACISB também se associa.

Esta oferta formativa avança a partir da segunda quinzena de setembro.